terça-feira, 15 de junho de 2010

O filme na aula!

O filme “Céu e inferno” foi escolhido para ser explorado em sala de aula, no qual aborda tema sobre a origem da vida, o nascimento das estrelas, o sistema solar e o episódio quando um pequeno cometa atingiu a Terra em 1908, provocando uma enorme explosão na Sibéria. Este filme permitiu compreender as altas temperaturas e o seu superlativo efeito estufa.

Os recursos da TV Escola são ricos e diversificados nos possibilitando uma melhor ferramenta para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos, vez que o vídeo, as pesquisas em bibliotecas e sala de informática serviu de complementação ao conteúdo do livro texto e forneceu embasamento teórico para o debate, momento em que os alunos se posicionaram quanto a Origem da Vida, o processo que acarreta o efeito estufa, a extinção de vários seres vivos ocasionados por processo natural e pela ação do homem. Além do mais possibilitou a interdisciplinaridade com as disciplinas de Português, Geografia e Ciências. Foi bastante interessante quando um grupo de alunos levantou a discussão sobre os efeitos do vulcão e as altas temperaturas do centro da Terra, incentivando e fazendo acontecer uma demonstração científica que foi apresentada a outras turmas. Durante a pesquisa no laboratório de informática foi solicitados dos alunos uma produção de texto digitado, com apresentação de hipertexto, ilustrada com imagens relacionadas ao texto. Houve uma intensa integração no manuseio das tecnologias. A inovação valeu o entusiasmo e aprendizagemdos alunos!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aula com recursos audiovisuais

A aula com recursos audiovisuais como a planejada por mim é bastante gratificante pois consegue envolver todos os alunos no trabalho. Além de proporcionar uma integração bem significativa com as outras disciplinas, atende todas as formas diferentes de aprendizagem do aluno sendo ele auditivo, visual e cinestésico, pois a aula foi acrescida de outras dinâmicas que enriquecia o conteúdo.
Não tem espaço para indisciplina, vez que os alunos ficam bastante envolvidos com as várias dinâmicas participativas e demonstram a sua compreensão através das socializações dos conteúdos, eu diria, a troca de experiências em aprendizagem.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sistema Solar

Aula do EPROINFO: material digital

Aula publicada no Portal do Professor 
 Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular: Ciências Naturais
Tema: Ambiente              Título: Sistema Solar
  




Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as diferentes fases da lua.
Duração das atividades :3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno 
Compreensão da Terra como um planeta e do sol como estrela. 
Estratégias e recursos da aula:
O conteúdo será ministrado da seguinte forma:  
1- Sensibilização: Aguçar a curiosidade dos alunos com questionamentos: Vocês já ouviram falar em extraterrestres? Já assistiram a algum filme? De onde eles vêm? Como eles chegam até a Terra? O que as espaçonaves encontram no caminho? O que você vê no céu durante a noite e o dia?Você acredita que existem outros planetas no Universo, além da Terra? Por quê? A temperatura do planeta é importante para a vida dos seres vivos? Quem é responsável por essa temperatura? Todos os planetas tem a mesma temperatura? Anotar as hipóteses levantadas pela turma para direcionamento do conteúdo às suas necessidades de conhecimento.
2- Explicar como vai ser a aula e o que espera dos alunos durante a mesma (objetivos da aula); 
3- Apresentar o planetário para os alunos explicando sobre os planetas e como acontece as fases da lua.
4- Preparar a turma para assistir ao filme “Sistema Solar": http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded Durante o filme proporcionar paradas para mediação do professor e interferência dos alunos.
5- Dividir a turma em grupos de quatro alunos para discutir sobre o filme e montar desenho de sua compreensão;
6- Cada grupo irá apresentar o que entendeu à turma, explicando os desenhos que serão expostos em painel na sala de aula; 
7- No laboratório de informática os alunos farão pesquisa na Wikipédia ou em outros sites quando escolherão um texto que será impresso para a turma. 
8- Leitura compartilhada do texto fazendo comparações com o conteúdo do filme. 
9- Para Casa: Observar o céu durante o dia e à noite, localizar o Cruzeiro do Sul, relacionar o entardecer e amanhecer com a presença do sol.  
10- Produção coletiva, tendo o professor como escriba: O professor deve iniciar o trabalho fazendo um comentário sobre o conteúdo dos cartazes e suas apresentações, solicitando a colaboração de cada um para a produção coletiva do assunto apresentado pelos grupos. Como todos já conhecem o conteúdo da produção pode se iniciar pelo título, onde o mediador anotará no quadro todas as sugestões dos alunos para serem votadas. Antes de iniciar a produção revisar sobre as partes que deve conter um texto e as pontuações necessárias para que tenha clareza. Enquanto cada aluno colabora com a frase o professor pede a aprovação, complementação, correção da turma, instigando sempre para que as frases sejam bem colocadas. O trabalho do professor é escrever, mediar, questionar, comparar palavras, sentidos, frases citadas, pontuações para que os próprios alunos possam fazer as adequações necessárias. A produção é dos alunos. Ao terminar, deve ser lida para correções finais e transcrição no caderno.
11 - Novamente na sala de informática, os alunos acessam o blog da escola e fazem comentários sobre a aula, o que aprendeu e que conhecimento será usado na sua vida. 
Recursos Complementares 
Pesquisa de textos na internet 
Planetário 
Avaliação 
As crianças serão avaliadas pelas suas idéias expressas oralmente e por escrito durante a realização das tarefas propostas. E ainda pelo interesso às aulas e às discussões com os colegas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ensinando com hipertexto

Planejar aulas usando o hipertexto é facilitar a compreensão dos alunos, vez que o dicionário está ali dentro do próprio texto. Não necessita a busca de muitas fontes, pois uma unica apresenta várias oportunidades de busca.
A minha primeira aula utilizando hipertextos, para a maioria dos alunos, foi uma experiência nova, ficando bastante envolvidos com as novas oportunidades. Conseguiram aprender bem o conteúdo dinamizado pela socialização da aprendizagem e de descobertas.
O conteúdo trabalhado foi a 2ª Lei de Mendel, o que levou a uma revisão da 1ª lei através do link no mesmo texto.
Foi mais fácil a condução da aula vez que o conteúdo foi disponibilizado no data show para melhor interação com os alunos durante as discussões das dúvidas. Aula Show!

sábado, 17 de abril de 2010

Hipertexto no ambiente educacional

HIPERTEXTO

Para mim hipertexto é um texto que possui acesso a outros textos ou a outras informações, acontecendo mais na forma digital e na internet com acesso mais rápido.
De acordo com a pesquisa, Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O conceito da Wikipédia confirma a minha hipótese quando faz a referência aos links, mas acredito que o hipertexto também acontece em textos na forma não digital, porém num formato mais complexo de busca.
Percebi que posso usar o hipertexto como uma forma relevante no processo educacional, pois impulsiona as pessoas de forma convidativa a novas pesquisas ou a uma nova produção textual na criação de hipertexto.
Assim o hipertexto favorece o ensino e a aprendizagem, pois em cada link traz uma nova construção de conhecimento e o prazer de navegar no mundo da informática.
Descobri que o próprio professor pode criar seu texto de forma intencional de acordo com o objetivo que se quer alcançar, usando o hipertexto. Também é um importante recurso para o trabalho interdisciplinar onde os links serão os portais para essa interação.
Na sala de aula, levar os alunos a criarem seu próprio hipertexto vai criar um ambiente bastante colaborativo e interessante de construção individual e coletiva do conhecimento, levando a aprenderem mais através de diversas fontes.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

REVIVENDO FELICIDADE!!!




Saudades, saudades da equipe de trabalho da DRE... Onde aprendi muito a viver em todos os sentidos:pessoal, profissional e social. Amei...
A minha despedida foi inesquecível: VALORIZAÇÃO!!

Formação continuada em FOCO.


Meu curso de Biologia está DEMAIS!No momento estou estagiando no Colégio Joana Batista Cordeiro. E para completar estou fazendo o Curso do eproinfo " Tecnologias na educação". Os colegas estão me fazendo amar esse curso. O tempo? Esse eu estou dando nó em pingo d'água.
O tempo não para! Dia 12 e 13 estarei em Palmas capacitando para o Programa Circuito Campeão.